sábado, 15 de novembro de 2008

LIDERANÇA NEGATIVA E CONTAGIANTE

LIDERANÇA NEGATIVA E CONTAGIANTE

Num dia de chuva fina e frio intenso estava num estabelecimento comercial aguardando minha vez de pagar a conta. Enquanto isso, não pude deixar de reparar a funcionária que, em mais alguns instantes me atenderia. Não que ela fosse dotada de uma simpatia cativante – longe disso – ou de uma rara beleza – mais longe ainda – Na realidade ela estava com ares de poucos amigos.

A maneira fria e displicente como trabalhava chamava a atenção dos clientes que tinham, necessariamente, de enfrentar a “fera” (era a única caixa do Local). Os comentários negativos e a insatisfação da clientela eram notórios e abundantes.

Embora o comportamento dessa funcionária fosse apenas mais um ítem na lista de mal-atendimento daquele estabelecimento,ainda assim, parecia não incomodar o proprietário (sentado num banco, atrás do balcão, degustando um charuto barato e se deleitando com a leitura de um desses jornais sanguinários, aberto sobre o pequeno balcão), mas apenas justificar o bate-papo descontraído dos demais funcionários (“vendedores”) em horário normal de expediente.

Apesar de nem sempre concordar com algumas máximas criadas no mundo dos negócios, mas, uma em particular, se fez verdadeira (pelo menos nesta situação). É a que diz que o liderado é o reflexo do seu líder (ou algo parecido com isso).

Vivemos no século XXI, onde a Liderança deve ser exercida e conquistada pelo exemplo. Aliás, esse é o tipo de líder que está em voga. Como se não bastasse, é o estilo de liderança mais cobiçado pelo mundo corporativo.

Fique ligado.

Nenhum comentário: